sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Os Sem-Abrigo em Lisboa







1 de Fevereiro 2009 20:45h – tempo chuvoso

Dois homens vagueiam à noite pelas ruas de Lisboa e vêm o esperado: Sem-Abrigo.
Relatam neste vídeo (captado a partir de um telemóvel) as condições em que dezenas de pessoas dormem em plena Capital de Portugal.
O mais irónico é eles “estarem a passos da Câmara Municipal de Lisboa e terem sido alvo de “guilhotinadas de água”, para os afugentar dali.
Parece que ninguém se interessa por eles, nem os meios e causa pública tudo por uma questão de imagem do país e que são as instituições dos mais desfavorecidos que gerem Portugal, são eles que têm de tomar providências e não os governantes.

“ Não sei como os nossos Governantes conseguem dormir descansados à noite”

Os Sem-Abrigo são seres humanos, são pessoas e no entanto não conseguem atingir um ponto de dignidade devido a quem governa.

“Impressionante, Inaceitável (...) incrível”

Eles passaram à frente da Sede do CDS/PP, esquadra de Policia e pela Casa do Actual Primeiro Ministro José Sócrates e em todos estes sítios se encontraram Sem-Abrigo.

“ O Poder politico não quer reconhecer a existência dessas pessoas”

Os Sem-Abrigo muitas das vezes (a grande maioria das vezes) não têm condições de higiene, comida, um tecto, passam frio e isso, passa ao lado na sociedade.

“Não é isto que os Portugueses querem para Portugal”

É preciso agir, mas as pessoas estão demasiado confortáveis e a viver a sua vida cómoda para se preocuparem com os que realmente precisam de ajuda!

Já pensaram se um dia são vocês a ter um problema e ninguém vos ajuda? E pensam: eu fiz o mesmo, porque me haveriam de ajudar?

“ Não há adjectivos para classificar este tipo de comportamento”

Há que agir!

“1ª década do século XXI, o modo como Portugal está entregue a um conjunto de pessoas que não merecem o mínimo de respeito.”

Jéssica Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário