sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Lisboa «preocupada» com os sem-abrigo

Distribuição de agasalhos e cobertores fazem parte dos planos de contingência contra o frio

Por: Redacção /AF  |  27-11-2008  
Vaga de frio na Europa
As equipas de rua de apoio aos sem-abrigo de Lisboa estão a ter cuidados adicionais, como distribuição de agasalhos, apesar de não se justificar accionar o plano de contingência do frio, informou a vereadora da Acção Social, noticia a agência Lusa.
«As equipas de rua, que reuniram hoje, estão com atenções especiais, como o reforço da distribuição de agasalhos», disse a vereadora Ana Sara Brito (PS).
A directora do departamento de Acção Social, Filomena Marques, acrescentou que além da distribuição adicional de cobertores e agasalhos, são igualmente distribuídos alimentos mais calóricos e quentes.
O plano de contingência em caso de vaga de frio só é accionado quando o concelho está abrangido por um alerta laranja, o que não é o caso de Lisboa, que está como todo o distrito em alerta amarelo, explicou a responsável.
A autarquia está a acompanhar, contudo, diariamente, as temperaturas enviadas pelo Instituto de Meteorologia de manhã e à tarde, conforme é definido pelos procedimentos a adoptar em caso de alerta amarelo.
Para accionar o plano de contingência é igualmente necessário que as condições meteorológicas obedeçam a um índice científico (índice Wind-Shield), que resulta da conjugação entre a temperatura, velocidade do vento e humidade do ar.
Para o cálculo deste índice, é levada em conta uma temperatura inferior a quatro graus centígrados durante dois ou mais dias consecutivos, bem como níveis do vento e humidade.
O plano de contingência é definido pela Câmara Municipal, através dos serviços de Acção Social e Protecção Civil, e envolve igualmente as instituições de solidariedade social que trabalham com a população sem abrigo.
Os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Leiria e Évora estão esta quinta-feira com aviso Amarelo devido ao frio, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
O distrito de Lisboa está em alerta amarelo, com temperaturas mínimas de sete graus e máximas de quinze, prevendo-se para sexta-feira temperaturas mínimas de nove graus e máximas de quinze.
A população sem-abrigo de Lisboa é constituída maioritariamente por homens, alcoólicos, com idades entres os 35 e 44 anos, fixados sobretudo nas freguesias dos Anjos e do Socorro, segundo um levantamento da equipa de rua da autarquia, a que a Lusa teve acesso em Maio.
Foram identificados 1187 sem-abrigo ao longo do ano de 2007, contactados pelas equipas de rua ou em atendimento social, a esmagadora maioria são homens (83 por cento), e têm entre 34 e 44 anos (26 por cento), 25 e 34 anos (22 por cento) e 45 e 54 anos (21 por cento).
O alcoolismo afecta 49 por cento dos sem-abrigo, que são igualmente vítimas de toxicodependência (32 por cento) e de problemas mentais (20 por cento).

Fonte: TVI 24

Sem comentários:

Enviar um comentário