sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Aumentam casos de sem-abrigo


2006-02-20

Tem já a alcunha de "refeitório dos pobres". Diariamente, mais de meia centena de pessoas passam pela Cáritas Diocesana de Braga para usufruir de refeições gratuitas. Os utentes daquele serviço social são, na sua maioria, desempregados, pessoas sem retaguarda familiar e na condição de sem-abrigo. Um fenómeno há muito enraizado na cidade de Braga, mas que, nos últimos tempos, tem registado uma evolução crescente, tanto mais que a Cáritas quase que duplicou o serviço de refeições diárias.
Eva Ferreira, uma das responsáveis da Cáritas de Braga, fala num aumento crescente dos sem-abrigo, situação provocada pelos problemas inerentes à toxicodependência e ao alcoolismo.
Diariamente, elevam-se a cerca de 30 o número dos sem-abrigo que na Cáritas de Braga usufruem de refeições (almoços e jantares), muitos deles encaminhados pela Segurança Social, ao abrigo do programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados.
Em resultado do serviço permanente de Atendimento Social, a Cáritas Diocesana de Braga, de acordo com Eva Pinto, presta, anualmente, apoio alimentar, em refeições ou em géneros, a cerca de cinco mil pessoas, dentro da área de influência geográfica.
Números
30
pessoas os sem-abrigo que passam, diariamente, pela Cáritas de Braga
100 refeições são distribuídas, por dia, a pessoas carenciadas.
5000 famílias recebem, anualmente, ajuda de bens alimentares da Cáritas Diocesa de Braga.


Sem comentários:

Enviar um comentário