domingo, 16 de maio de 2010

Entrevista da FHM a um Sem-Abrigo - “Nobre Vagabundo”


Esta entrevista fala da vida de um sem abrigo, Marco Caravela de 30 anos que se encontra a dormir no Terreiro do Paço, em Lisboa.
Em apenas 35 perguntas, algumas bastantes banais outras deveras importantes e sobre as quais não fazemos ideia de qual será a resposta até as lermos e surpreendermo-nos.
Marco dorme mais precisamente em Alcântara debaixo de um viaduto, pois é um local protegido e onde está menos exposto ao frio, contudo tem que mudar de sítio, pois por esta altura faz imenso frio à noite nas ruas de Lisboa. Geralmente procura lugares quentes e abrigados, deste modo já dormiu nos antigos armazéns do Porto de Lisboa e no Saldanha. Considera ainda que os melhores sítios para passar as suas noites são perto no aeroporto por causa das condutas de ar quente e no Parque das Nações. Para suportar o frio de rachar do nosso país marco vive ao contrário das outras pessoas, de noite anda de um lado para o outro e dorme mais de dia, mesmo assim para se manter no mínimo quente usa várias camisolas, casacos e cobertores.
É através da instituição Comunidade Vida e Paz que consegue a maioria das suas refeições, todas as noites no Terreiro do paço estão a distribuir comida. Além disso tenta apanhar algum peixe com a sua cana de pesca.
Para ganhar algum dinheiro, marco arruma carros, pede esmolas e trabalha na vida nocturna como prostituto, no parque Eduardo VII. Trabalha nesta vida porque considera que só com esmolas não consegue sobreviver. O dinheiro que ganha gasta para beber café e comprar comida.
Apesar destes contras todos referidos acima, tem uma namorada também prostituta e conheceram-se no mesmo local onde ele trabalha à noite mas esta não é sem abrigo e tem a sua própria casa. Também já teve um relacionamento com uma mulher durante 3 anos, por oposição à actual, esta era sem abrigo mas acabou por abandoná-lo.
Este sem abrigo considera que as pessoas olham os sem abrigo muitas vezes de lado na rua e tratam-nos como drogados e como diz na entrevista “Uma pessoa não é má só porque não tem a barba feita ou porque não tem dentes” , o último facto deve-se porque ele é seropositivo há treze anos e ficou infectado através de relações sexuais. Não toma qualquer tipo de medicação porque considera-se bem e compara-se a uma gato de sete vidas, logo não tem medo da morte. Devido á sua doença recebe do estado um subsídio de €395 que diz enviar á sua filha de 3 anos que mora com a avó e por motivos de orgulho ele não se junta á sua família.
Marco toma banho todos os dias, nos balneários públicos de Alcântara mas tem muita dificuldade em arranjar roupa nova e por isso usa constantemente a mesma roupa durante vários dias.
Mantém uma boa relação com os outros sem abrigo mas com a Polícia nem por isso, relata que estes fazem muitas rusgas e nestas levam as poucas coisas que eles têm.
Com a crise este homem vez cada vez mais pessoas a viverem nas ruas de Lisboa e culpa os estrangeiros pela falta de emprego em Portugal. Ele próprio já tentou procurar trabalho mas é sempre rejeitado quer na hotelaria quer na construção civil, segundo marco nesta última dão prioridade aos estrangeiros. E não é pelo facto de ser sem abrigo que não arranja um trabalho mais digno.
A meio da entrevista marco conta porque motivo acabou por se tornar num sem abrigo. Isto deveu-se à perda do seu emprego, pesca do bacalhau, que fez com que perdesse a sua casa. Chegou a ser preso mas diz que foi injustamente, no entando a policia encontrou no carro que conduzia heroína e isto levou-o a passar cinco anos e meio na prisão.

Esta é apenas uma história de muitas das NOSSAS ruas de Lisboa. Uma cidade Linda de Dia e de Noite mas que esconde tantas caras como a de Marco.

Entrevista: José Mascarenhas

Postado por: Jéssica Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário